Hoje vamos abordar o tema Folk, tema que exige muita personalidade. O folk foi adotado no século XIX, e suas musicas eram de sabedoria popular (Folk Lore). A denominaçāo indicava especialmente a música feita pela sociedade pré-industrial, fora dos circuitos da alta cultura urbana. A música folclórica sobrevive melhor em zonas onde a sociedade, geralmente rural, ainda não é afetada pela comunicação de massas e pela comercialização da cultura. Mas vamos nos lembrar que não podemos levar o estilo Folk ao pé da letra, até por que parece meio impossivel unir essa palavra ao portugues e tentar imaginar como seria um Folk brasileiro não? Vários bonecos de Olinda passeando nas ruas.
As canções tradicionais de um povo tratam de quase todos os tipos de atividades humanas. Assim, muitas destas canções expressam crenças religiosas ou políticas de um povo. Uma canção popular pode sofrer modificações no decorrer de um tempo, pois normalmente a transmissão é oral e se passa de geração em geração.
Música de Influência: Um pouco depois de 1962, The Mamas & The Papas, trouxe atenção para a música pop americana, em especial na Califórnia, onde estava sendo o berço de outro movimento, os hippies.
Folk é um estilo que lembra temas étnicos, traz um pouco de cada cultura, assim como na moda também, podemos citar: índios, cowboys, hippies, ciganos, camponeses, um toque mais romantico e rústico. Misturando tudo isto, temos o estilo Folk. É inspirado nos anos 60 e 70, com bastante influência da moda hippie. E claro como sempre modernizamos tudo, temos o hippie Chic.
• Estampas:
Xadrez, florais (daqueles que camponeses e ciganos usam), Listras, misture todas as estampas no mesmo look, mas pra não ficar feio, as cores das estampas tem que ser parecidas.
OBS: A mais usada são as florais e as que lembram temas indígenas.
· • Couro e franjas:
O tecido mais usado neste estilo é o couro. Já que os cowboys e os índios norte-americanos usam muito. As botas de couro, dos cowboys, franjas na bolsa e nas botas, ou coletes, é um item clássico no folk.
• Looks e Acessórios: Como o Headband com flores ou sem flores, óculos, botas, Lenços, Chapéus, colares.
• Mas atenção:
- Não é necessário que todas as peças de roupas e acessórios remetam ao folk;
- As botas folk podem ser usadas com meia-calça, bermudas jeans ou vestidos leves;
- As estampas folk e aplicações étnicas devem ser usadas em apenas uma das peças de roupas;
- As estampas de animais não permitem exageros nos acessórios;
- As estampas folk e aplicações étnicas devem ser usadas em apenas uma das peças de roupa;
- Se a blusa for estampada neste estilo, prefira calças básicas ou se o vestido for todo detalhado neste estilo, o sapato e a bolsa podem seguir outra inspiração.
- Coletes ou casacos de pele podem ser usados com jeans e blusinhas ou até mesmo com vestidinhos modernos, contrastando o visual.
- Casacos em tricô podem ser combinados com saias despojadas ou jeans e sapatos mais ousados.
Por Letícia Maiara