quarta-feira, 4 de abril de 2012

Top 5 novas cantoras brasileiras

Céu Iniciou sua carreira em 2002. Já afirmou em entrevista que não rejeita o rótulo de MPB, mas considera que ele já ficou limitado. Em suas palavras “O rótulo da MPB ficou limitado. Ele é bem abrangente, afinal é música popular brasileira. E me considero isso. Não penso que tipo de música estou fazendo. Simplesmente faço um som.”

Em 2009 lançou seu segundo álbum, "Vagarosa", o qual recebeu grande aclamação da crítica internacional. No mesmo ano, foi considerada pela revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes de 2009. Vendeu mais de 25 mil cópias na Europa e 100 mil nos EUA. Seu primeiro disco foi lançado no Brasil e na América Latina em 2005 e nos EUA e no Reino Unido em 2007. Nos EUA, o álbum foi lançado na série Starbucks Hear Music Debut, foi a primeira artista estrangeira a ter um álbum nessa série. Seu primeiro disco apareceu na 57º posição do dos discos mais vendidos da Billboard, foi a mais alta posição nas paradas dos EUA já alcançada por um artista brasileiro desde Astrud Gilberto com "Garota de Ipanema", em 1963. Aos 31 anos, já foi indicada 1 vez ao Grammy, 2 vezes ao Grammy Latino, 3 vezes ao VMB e 1 vez ao Prêmio Tim de música mas não venceu nenhuma das indicações.


Tiê – Paulistana, 32 anos, lançada pela Warner Music Brasil. É neta da atriz Vida Alves, cursou Relações Públicas e estudou canto em Nova York. Foi dona de um Café Brechó, onde conheceu o tecladista Dudu Tsuda da banda Pato Fu e o compositor Toquinho, com quem gravou sua primeira canção e viajou pelo Brasil e Europa em turnê. Em 2008, começou a fazer shows solo e deixou de ser apenas mais um cantora independente e entrou para as listas de cantoras promissoras. Lançou em 2009 seu primeiro álbum intitulado “Sweet Jardim”, que contou com a colaboração de diversos artistas como o próprio Toquinho, além de artistas da cena independente de São Paulo. Em 2011 lançou sue segundo álbum intitulado “A Coruja e o Coração” cujo foi considerado um dos 25 melhores discos brasileiro de 2011 pela Rolling Stone Brasil.


Tulipa Ruiz - Cantora, compositora e desenhista. Saiu de Minas Gerais aos 22 anos para cursar Comunicação na PUC-SP, onde conheceu Dudu Tsuda. Quando estudava na PUC, Tulipa participou de várias bandas e projetos, até que em um show do Pochete Set, onde o jornalista Ronaldo Evangelista gostou do que viu e convidou Tulipa para fazer uma apresentação solo.

Fez seu primeiro show solo pra valer em 2009, colecionando elogios da crítica, inclusive do produtor musical Nelson Motta.

Seu primeiro disco intitulado “Efêmera” foi lançado em maio de 2010 e rapidamente conquistou a crítica e público. Tulipa ganhou rapidamente espaço no cenário musical brasileiro, fez uma pequena turnê com Marcelo Jeneci e já cantou com grandes cantoras como Zélia Duncan. Tem em seu primeiro álbum participações de Tiê, Anelis Assumpção, Donatinho, Kassin, Thalma de Freitas, Juliana Kehl e Mariana Aydar.

A músicaEfêmera” faz parte da trilha sonora do jogo FIFA 11 da EA SPORTS.


Karina Buhr - Cantora, compositora, percussionista e atriz. Nascida em Salvador, iniciou sua carreira musical em 1994 em Recife. Após anos à frente do grupo Comadre Fulozinha, lançou seu primeiro trabalho solo em 2010, o álbum “Eu menti pra você”. A partir daí Karina tornou-se mais conhecida no circuito cultural brasileiro, recebeu diversas indicações á premiações e fez suas primeiras aparições na TV. Também fez parte da companhia Teatro Oficina, tendo participado da montagem de Os Sertões. Em 2011, lançou seu segundo álbum intitulado “Longe de Onde“, rapidamente o disco recebeu boas críticas e a ajudou a firmar seu nome no cenário nacional. O álbum foi classificado em 8º na lista dos 25 Melhores Discos Nacionais de 2011, formulada pela Rolling Stone Brasil.


Mallu Magalhães – Por último, mas não menos importante, talvez mais conhecida das 5. Cantora, compositora, instrumentista e apenas 19 anos. Mallu surgiu no cenário artístico brasileiro em 2007 quando tinha 15 anos, juntou uma grana e disponibilizou algumas de suas músicas no MySpace.

Além de suas composições, Mallu despertou a atenção por suas interpretações das músicas "Folsom Prision Blues" de Johnny Cash e "It Ain´t Me" de Bob Dylan. Tais interpretações somadas às suas poucas apresentações ao vivo e ao seu MySpace lhe deram espaço em jornais, revistas e redes sociais como fenômeno da internet.

Partindo de seu primeiro show no Clash Club, Mallu percorreu com sua banda todo o circuito de festivais brasileiros de música independente. Sua música "J1" foi usada pela companhia VIVO de telefonia em um comercial veiculado em rede nacional. Mallu também foi convidada a participar do primeiro disco solo de Marcelo Camelo(seu namorado hoje).

Seu álbum de estréia carregava o seu nome como título, foi lançado em 2008 e confirmou seu estilo folk e pop rock com melodias sobre arranjos bem feitos, foi bem recebido pelo público e pela crítica especializada.

Em 2009, fez shows na Europa, participou dos maiores festivais nacionais e lançou seu segundo álbum. Foi indicada por diversas vezes ao VMB mas nunca venceu.

Em 2011, lançou seu terceiro álbum intitulado “Pitanga” o qual teve a música “Velha e Louca” como primeiro single. Pitanga” foi eleito o terceiro melhor disco nacional de 2011 pela Rolling Stone Brasil. Em pouco tempo Mallu deixou de ser sucesso no MySpace, para novata que não sabe falar ao microfone, para respeitada no cenário musical para madura em seu terceiro álbum.

Por Guilherme Magalhães - @gui_morce

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...