terça-feira, 12 de junho de 2012

Stu Sutcliffe: o quinto Beatle




Por ter produzido todos os discos dos Beatles, George Martin é frequentemente chamado de “o quinto Beatle”. O mesmo apelido também ja foi dado para o Billy Preston, único músico convidado a dividir o palco com a banda. Mas poucas pessoas sabem quem realmente foi o quinto beatle. 

O escocês Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, mais conhecido como Stuart Sutcliffe, que no começo de 1960 recebeu de John Lennon, seu amigo de faculdade, convite para ser o baixista da banda que na época já era composta por Paul McCartney, George Harrison e o maior azarento de todos os tempos o baterista Pete Best. 


Seu estilo musical era limitado, fato que incomodava não só aos outros Beatles principalmente Paul, como a si mesmo, era comum vê-lo tocando de costas para o público.


Logo em seguida a banda vai para uma turnê na Alemanhã, em Hamburgo, e lá Stu conhece uma alemã que também tem grande influência da história dos Bealtes, Astrid Kirchherr  (mas vamos deixar a história de Astrid para outro post). Pouco tempo depois, Stu Sutcliffe deixou a banda para ficar com a namorada em Hamburgo e dedicar-se completamente à pintura (sua verdadeira paixão).

Alguns meses depois, ele morreu de hemorragia cerebral com apenas 21 anos de idade, fruto da briga que John e Stu tiveram com clientes que frenquentavam um pub durante um show de turnê na Escócia. Stu foi empurrado e bateu a cabeça com violência em uma parede.

Em 1994, foi lançado o filme Backbeat, cujo foco é sobre o tempo de Stuart Sutcliffe com os Beatles em Hamburgo, sua amizade com John Lennon e seu relacionamento com Astrid Kirchherr.  Como os fãs de beatles ainda são bem carentes em relação a super produção cinematográfica, esse é particulamente um dos melhores filmes "biográficos" sobre a banda, mesmo o foco sendo em Stu. Vale a pena assistir, trailer abaixo: 



Por Kika - @kika_a
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...