quarta-feira, 28 de março de 2012

30 anos de Thriller!

Sim, o álbum mais vendido da história da indústria fonográfica completa 30 anos em 2012! Thriller foi lançado em 30 de novembro de 1982 pela Epic/CBS Records, ai você nos pergunta:

- Thriller completará 30 anos em novembro, porque estão comemorando seu aniversário em abril?
- Porque queremos nos adiantar! Em novembro esse assunto ficará saturado e todos ficarão entediados de tanto ouvir falar disto. Além disso, Thriller foi gravado entre abril e novembro de 82, como falta pouco para abril, fica aqui nossos parabéns!

Enfim...
Thriller teve o orçamento de US$750,00, uma pechincha para os padrões atuais. Em pouco mais de um ano após o seu lançamento, o álbum tornou-se - e continua a ser - o mais vendido de todos os tempos, com vendas estimadas entre 115 e 170 milhões de cópias em todo o mundo. Apesar do sucesso, o álbum conta apenas com 9 faixas, sendo 4 compostas por Michael.


O álbum foi o primeiro a usar videoclipes como ferramenta promocional e foram considerados extremamente inovadores e altamente a frente de seu tempo na época. Michael foi pioneiro em introduzir coreografia com mais de uma dezena de bailarinos, tudo isso obviamente é uma grande influência – se não a maior delas – não apenas a música pop e sim a música em geral. Thriller foi o sexto álbum da carreira solo de Michael e teve dois relançamentos, em 2001 (Thriller [Special Edition]) e 2008(Thriller [25th Anniversary Edition]). 7 das 9 músicas foram lançadas como single e todas elas estiveram entre as 10 primeiras posições no Hot 100 da Billboard, sendo 5 em primeiro lugar. Thriller também detém o número histórico de 9 Grammys e chegou ao topo dos discos mais vendidos em mais de 30 países e obviamente entrou para o Guinness Book como o álbum mais vendido de todo os tempos.

Mas tudo isso nós já estamos cansados de ouvir, afinal, quem nunca teve de ouvir um bêbado cantando Thiller no karaokê durante um churrasco de domingo?

Por tanto, Thriller não é apenas “o álbum mais vendido da história”, Michael quebrou barreiras com o sucesso do álbum, não apenas pelo pioneirismo já dito e sim por ter adquirido fama e status jamais alcançados na música sendo um artista negro. Thriller mudou os rumos da música, a música pop extremamente comercial a qual encontramos hoje é uma das conseqüências de Thriller. Em 1980, Michael ofereceu aos chefões da Rolling Stone uma reportagem de capa sobre ele, recebeu uma resposta negativa, à qual respondeu: "Negros nas capas de revistas não vendem muitas cópias... Basta esperar. Algum dia essas revistas vão estar me implorando por uma entrevista.” Dito e feito! Após o lançamento de Thriller todas as revistas do mundo estariam interessadas em ter Michael na capa. Uma curiosidade importante, o álbum The Dank Side of the Moon do Pink Floyd considerado “o segundo álbum mais vendido da história” vendeu menos da metade de Thriller, chegando a cerca de 50 milhões de cópias até 2010.

Enfim, Michael fez história com Thriller, um legado o qual nunca é demais de se falar e gratificar os seus méritos alcançados, um álbum o qual TODAS as pessoas devem ouvir, essencialmente os amantes da música. Fica aqui mais do que minha dica, meus parabéns aos 30 anos do álbum que mudou o mundo.


Sequência de Faixas:
  1. Wanna Be Startin' Somethin' (quarto single)
  2. Baby Be Mine
  3. The Girl Is Mine (primeiro single)
  4. Thriller (sétimo single)
  5. Beat It (terceiro single)
  6. Billie Jean (segundo single)
  7. Human Nature (quinto single)
  8. P.Y.T. (Pretty Young Thing) (sexto single)
  9. The Lady In My Life



2 comentários:

  1. Caramba adoro esse album! Pode passar 40, 50 anos mas o album nunca sai de moda. :)

    ResponderExcluir
  2. The Girl Is Mine é uma cançao para os apaixonados! kkkkk eu gosto. Os anos 80s foi o bixo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...