Olá galera linda e fashion do rock n roll, me chamo Letícia Barros estou estreiando no blog, e vou abordar temas sobre moda no geral. E bora falar do que é interessante!
Para começar vamos falar sobre o Glam Rock, esse lado luxuoso que transformou o rock mais adorado pelo público feminino e masculino também.
Vamos começar com a história, o Glam rock é marcado por fases que mudaram não só a história da música, mas da moda e da sociedade. Ali entre os Beatles, a febre do punk rock e a cultura hippie do Flower Power, surge um movimento pequeno, que verdade seja dita, influenciou bem mais do que produziu. O Glam Rock mudou a história do show business, criou novos estilos musicais e um novo gênero sexual na cara da sociedade.
O movimento surgiu na Inglaterra no final dos anos 60, pra ser mais exata, em 1967 com a formação da banda T-Rex, liderada pelo vocalista Marc Bolan pertencente ao movimento mod que nesse período já tinha perdido suas forças. Foi quando ele resolveu adotar um visual de brilhos, cores fortes, plumas, maquiagem e cabelos armados e longos. Também usou cartola muito, mas muito antes de Slash (do Guns n’ Roses). Em 1970 o glam rock já tinha criado suas raízes. Marc Bolan se tornou o maior ídolo do rock’n’roll inglês e os jovens começaram a copiar seu visual espalhafatoso. O mundo nunca tinha visto nada igual. Esse era o início de um novo movimento, o início também do que viriamos a conhecer como androginia, e hoje os jovens adotaram e fazem suscesso por aonde passam, inclusive no mundo da moda.
Enquanto isso, outro cantor, também inglês e ex-mod, conhecido de Marc que havia obtido um sucesso quase relevante na década de 60, quase caía no esquecimento. O nome dele era David Bowie e ele estava prestes a ser salvo pelo seus quase’s. Bowie era obstinado pela fama e em 1970 começa sua jornada pelo universo que o consagrou, o Glam Rock. Ele formou a banda The Hype, e lançou seu terceiro disco - “The Man Who Sold the World” (sim, daquela música que o Nirvana gravou) onde aparece na capa com cabelos longos e um vestido azul. Em 1972, já com o fim do The Hype, lançou o disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Starman, primeira música divulgada do álbum, fez com que o Reino Unido focasse todos seus olhos em Bowie. O disco era a bíblia do Glam Rock — brilho, saltos plataformas, metalizados, maquiagem, cabelos coloridos, glitter, geometria e androginia. O clima é futurista, mas vem de outros planetas.
Nos shows, Bowie contava a história do marciano Ziggy, num clima quase teatral.
Foi assim que o mundo conheceu os grandes espetáculos, onde os artistas usam e abusam de efeitos especiais, luzes, troca de roupa e elementos de palco. Nada disso existiria sem o Glam Rock. Bowie faz parte dos dias em que vivemos hoje, pois lá tras pensou nos dias de hoje e fez a sua marca na história.
E no Brasil , é lançado ícone do Glam – Secos & Molhados do então vocalista, Ney Matogrosso, mas em 1973 Marc Bolan morre em um acidente de carro, e nomesmo ano, Bowie interpreta a morte definitiva de Ziggy em um show. O movimento que estourou em 1970, já estava bem morno em 1975. Porém voltou com mais com bandas como Ke$ha, Lady Gaga, Scissor Sisters, Marilyn Manson.
Nas ruas de todo mundo a população aderiu o Glam rock nas suas vidas, virou tendência mundial, com makes exageradas, platformas nos anos 90, e nas temporadas de inverno de 2012 e no verão de 2013, com o estilo super futurista, metalizado, e makes fortes, criado pelo Bowie tem presença marcada nas coleções, como Balmain e Paco Rabbane, e claro chegou nas ruas com suas jaquetas, sapatos metalizados, e maquiagens metalizadas também. Quem não gosta de o modelo Oxford na cor prata ou dourada metalizado, com uma simples roupa preta. Digno!
Então se inspire, e brilhe esse guarda roupa ai!
- Jaqueta Dourada metalizada * linda!
- Blusinha Branca para dar um contraste mais leve no look.
- Saia longa preta * Amo saia longa, e está com tudo em meninas.
- Bracelete dourado para que dar um contraste no look, pois é a parte de cima que mais interessa no look.
- Bolsa bege, bom em meu senso critico, prefiro uma bolsa preta pequena e discreta.
- make metalizada!
- Oxford metalizado Dourado * Digno.
- Oxford Metalizado Prata , os looks do canto mostram uma forma mais simples combinando o branco eo preto com o metalico, ja o do meio mostra uma forma mais descontraida e confortavél, que dica de passagem iria ficar lindo com qualquer cor de estampa listrada* Lindissimo
Por: Leticia Maiara