William Seward Burroughs II foi um escritor, pintor e crítico social norte-americano. Mais um “membro” do grupo de escritores beat, tendo como base a sua escrita underground que o transformou em um dos padrinhos da geração punk dos anos seguintes.
O filho rebelde de uma familia sustentada pela indústria de máquinas calculadoras, Maquinas de Somar Burroughs, que evoluiu para o Burroughs Corporation. Burroughs estudou sempre em escolas particulares antes de entrar para a Universidade de Harvard onde faria o curso superior de artes. O periodo em que passou no Novo México foi muito estressante para o então jovem escritor. A escola foi um internato para os ricos, "onde os filhos dos grã-finos poderiam ser transformados em peças masculinas". Burroughs manteve um diário documentando uma atração erótica para outro menino. De acordo com as suas próprias palavras ele destruiu o diário, mais tarde, envergonhado de seu conteúdo. Devido ao contexto de repressão, onde ele cresceu e, a partir do qual ele fugiu, ou seja, uma família que “as demonstrações de afeto eram consideradas constrangedoras,", ele manteve a sua orientação sexual escondida até a idade adulta, quando, ironicamente, ele se tornou um escritor homossexual conhecido após a publicação de Naked Lunch em 1959.
Ele perdeu sua virgindade com uma prostituta em um bordel que ele frequentava regularmente. Enquanto cursava Artes em Harvar, Burroughs fez algumas viajens a Nova Iorque, onde foi introduzido a subcultura gay. Por fim, ele se formou em Harvard.
Seus pais, após sua graduação, decidiram dar-lhe uma mesada de $200 dolares, uma quantia apertada naqueles tempos. Ela foi o bastante para mantê-lo, e de fato garantiram a sua sobrevivência pelos próximos 25 anos. O subsídio foi uma passagem para a liberdade; e ela lhe permitiu viver onde ele queria e deixar seu emprego.
Alguns anos depois, Burroughs acidentalmente matou Joan Vollmer, sua então esposa, com um tiro na cabeça durante um jogo de “roleta russa”. Após o incidente, segundo o próprio, foi o fato crucial para o inico de sua carreira litararia.
A sua obra mais conhecida é Naked Lunch( Almoço Nu), seguida de Junkie. Grande parte de sua obra, denominada grotesca, tem caráter autobiográfico. Apesar de fazer parte da chamada geração beat, seus livros têm pouco em comum com o restante desses autores, já que a linguagem utilizada provém de fluxos de consciência durante o uso de alucinógenos.
Burroughs morreu em dois de agosto de 1997 de complicações de um ataque cardíaco que tinha sofrido no dia anterior. Ele foi enterrado no jazigo da família em St. Louis, com um marcador que o epitáfio "American Writer".
Curiosidade:
Burroughs aparece na capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos The Beatles. Burroughs teria gravado as suas fitas experimentais "Hello, yes, hello" no apartamento em que o ex-beatle John Lennon morou com Yoko Ono, no número 34 da Montagu Place, em Londres.
Participou de inúmeros álbuns, recitando poemas ou outros textos, incluindo trabalhos de Frank Zappa,Laurie Anderson, The Doors e Kurt Cobain.
Em 1981, gravou o álbum de spoken word intitulado You're the Guy I Want To Share My Money With, com Laurie Anderson e John Giorno.
Por: Leonard Cocain