quinta-feira, 19 de abril de 2012

O primeiro popstar do terceiro mundo

Muito antes de Shakira, Rihanna e Ivete Sangalo saírem de seus respectivos países subdesenvolvidos para ganhar o mundo como popstars, Bob Marley já era taxado como o primeiro popstar nascido em um país do terceiro mundo.

Nascido em 1945 na ilha caribenha considerada uma das nações mais pobres do continente americano, a Jamaica, Bob Marley tornou-se conhecido a partir de 1962. Seu estilo, sua religiosidade e a mensagem contida em suas músicas é um legado o qual ainda se prolifera no mundo da música. Foi responsável pela grande popularização da reggae music e da religião rastafári.

Foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos e é um dos pouquíssimos artistas vindos do terceiro mundo a possuir uma estrela na calçada da fama.


Era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris. Na capa de do disco “Catch a Fire ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas.

Ao contrário do que muitos acreditam, Bob Marley não morreu devido ao uso excessivo de maconha. Em 1977 ele descobriu que sofria de câncer de pele, porém, recusou-se a se tratar devido aos princípios rastafaris os quais diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar.

Converteu-se ao cristianismo antes de morrer, em 1977. O motivo seria, segundo a religião rasta, o corpo é um templo sagrado e por isso retirar o câncer seria errado. Marley teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o rastafarianismo e o cristianismo e decidido que seu corpo deveria ser cuidado.

O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, desmaiou enquanto corria em Nova Iorque. A doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Procurou então ajuda, e decidiu ir para Munique(Alemanha) para tratar-se por vários meses, não obtendo resultados.

Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e teve de ser internado em Miami onde faleceu em 1981 aos 36 anos.

Não sou fã do Bob Marley e nunca gostei de reggae mas achei o título um tanto quanto interessante para compartilhar com vocês. Encerro o post com uma de suas sábias frases :

Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida.”

Por Guilherme Magalhães - @gui_morce

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...