Tanto se falou em 2011 do rapper Criolo então já esta mais do que na hora do Retro Club falar sobre ele e seu álbum “Nó na Orelha” lançado em 2011.
A você que assim como eu só ouviu falar do Criolo no ano passado, saiba que ele atua como cantor de rap e soul desde 1989, porem, seu primeiro álbum de estúdio intitulado “Ainda Há Tempo” foi lançado somente em 2006. Em 2011, mudou seu nome artístico de Criolo Doido para apenas Criolo e lançou o seu segundo álbum, “Nó na Orelha”.
A partir daí, Criolo tornou-se conhecido em todo o território nacional, seu então recente álbum foi alvo de incontáveis críticas positivas, passou a aparecer em todas as emissoras de TV e a música “Subirusdoistiozin”(primeiro single do álbum) passou a fazer sucesso nas rádios.
Segundo a revista Rolling Stones Brasil, “Criolo conseguiu dar destaque ao rap brasileiro sem fazer um disco de rap (pelo menos no sentido mais estrito do gênero). Pode parecer um paradoxo, mas esse é um dos muitos méritos de Nó na Orelha. O quase trip-hop “Não Existe Amor em SP” soa perfeitamente alocado ao lado do afrobeat “Bogotá”, que não causa estranheza alguma se tocado logo depois do neobrega “Freguês da Meia Noite”. Aqui, em seu segundo álbum, Criolo permite o raro uso não equivocado de um clichê: é um verdadeiro “artista completo”.”
No VMB 2011(premiação da Mtv Brasil), “Nó na Orelha” faturou o prêmio de melhor disco do ano, e se já não bastasse, Criolo apresentou-se junto de Caetano Veloso ao som da música “Nao Existe Amor em SP”, uma das faixas de Nó na Orelha. A Rolling Stone Brasil elegeu o álbum “Nó na Orelha” o melhor disco nacional lançado em 2011 e “Nao Existe Amor em SP” a melhor música nacional de 2011.
Criolo juntou soul, MPB, funk, samba, blues e um pouco de rap para fazer de “Nó na Orelha” o melhor álbum de 2011. Além “Subirusdoistiozin”, as faixas “Freguês da Meia-Noite” e “Lion Man” também ganharam um clipe. Aos interessados, Nó na Orelha pode ser baixado de graça no site oficial do Criolo. Acessem: http://www.criolo.net/
Criolo também já trabalhou como educador e é bastante conhecido por ter criado a Rinha dos MC's.