Dia 12 de fevereiro de 2012 acontece lá nos “states” a quinquagésima quarta(54º) edição do Grammy Awards. Só pra lembrar que o Grammy é a premiação musical mais importante da indústria da música, não é aberta a votação popular e um de seus propósitos é premiar realmente os melhores do ano a não os mais populares nem os que mais lucram.
Vamos ignorar todas as outras 77 categorias e falar da mais importante delas, o melhor álbum(disco, cd, álbum...) do ano. Em 2011, de acordo com o júri do Grammy, o Arcade Fire produziu o melhor álbum do ano chamado “The Suburbs”. Nunca ouvi o álbum inteiro, somente as faixas que viraram clipe e admito serem boas as faixas que ouvi.
Mas voltando para 2012, concorrem a “Melhor álbum do ano” Adele com o álbum “21”, Foo Fighters com o álbum “Wasting Light”, Lady Gaga com o álbum “Born this way”, Bruno Mars com o álbum “Doo-Wops & Hooligans” e Rihanna com o álbum “Loud”. Obviamente Rihanna e Lady Gaga não lançaram o melhor álbum do ano e não me pergunte porque diabos estão concorrendo. Vamos então falar dos outros 3 bons concorrentes, Adele, Foo Fighters e Bruno Mars.
Após o término de seu namoro, Adele compôs todo o álbum com músicas sobre amores não correspondidos, superações amorosas, a falta da pessoa amada e derivados. A excelente voz da cantora, as letras complexas e o piano presente nas músicas são características do álbum que leva a fama de favorito. Lembrando que o álbum “21” e o single “Rolling in the deep” foram os mais vendidos nos EUA em 2011.
O álbum dos Foo Fighters é meu favorito e o menos vendido dos 5 concorrentes. Ao contrário de Adele, a banda explora vários assuntos no álbum.
O álbum de estréia de Bruno Mars possui a mesma onda pop de Rihanna e Gaga, porém, com mais acordes que deixa o álbum com outra cara.
Enfim, em fevereiro descobriremos qual foi realmente o melhor álbum do ano, Adele possui uma grande vantagem não só nesta, mas em todas as outras categorias as quais concorre mas se tratando de Grammy, talvez até o Michel Teló ganhe.
Ps: Foo Fighters vai ganhar essa porra!
por: Guilherme Magalhães - @gui_morce