Charles Bukowski é um dos escritores contemporâneos mais conhecidos dos EUA, e alguns diriam que é o poeta mais influente e o mais imitado. De origem alemã, o escritor espalhou sua obra de caráter obsceno e “crua” por toda a América. O modo como ele escrevia – sobre trabalhos braçais, porres e relacionamentos baratos - fascinou gerações de jovens que buscavam uma obra com a qual pudessem se identificar.
Sua história começa no dia 16 de agosto de 1920 em Andernach, na Alemanha. Filho de um soldado americano e uma mãe alemã e mudou-se para os EUA com três anos de idade. Cresceu em Los Angeles e viveu lá por 50 anos. Publicou seu primeiro conto em 1944, com 24 anos de idade, e começou a escrever poemas com 35.
Bukowski não foi “apenas um escritor”, ele também trabalhou nos correios durante boa parte de sua vida. O que lhe deu base para muitos contos. Uma de suas principais atividades durante anos foi a leitura de suas poesias em universidades e eventos culturais. Sua leitura debochada às vezes provocava brigas com a platéia. Nos anos 1980, Bukowski desfrutou de certa fama, convivendo com artistas e tornando-se uma celebridade.
Ele morreu de leucemia aos 73 anos, em 9 de Março de 1994, e em seu túmulo se lê "Don't Try" - "Não Tente".
Muitos herdeiros surgiram com a sua morte, mas poucos eram verdadeiros “vagabundos”. Poucos permaneciam na sarjeta, como o mestre, Bukowski, viveu.
Bukowski tem sido erroneamente identificado com a Geração Beat, por certos temas e estilo correlatos, mas sua vida e obra nunca mostraram isso. A cidade de Los Angeles, suas ruas e atmosfera, foram sua principal influência, tratando de histórias com temas simples, misturando por exemplo corridas de cavalo, prostitutas e música clássica.
“De todo aquele inferno imundo e fedido, Bukowski fez o seu paraíso.”
Obs: Filmes sobre Bukowski, ou seus livros.
- http://arapongasrockmotor.blogspot.com/search/label/%2B%20Bukowski?&max-results=15
Por: Leonard - @LeonardCocain