Certo dia, em meados dos anos 70, Jim Morrisson do The Doors já cantava:
"O Rock está morto."
Ele já sabia.
Recentemente, li em algum lugar uma declaração de Mick Jagger, dos Stones, afirmando algo mais ou menos assim:
"As grandes bandas estão fadadas à extinção."
Não que seja tão saudável que uma multidão de mocinhas desmaie ao dedilhar (do violão) de um Sr. Lennon, mas essa febre pelo tal do Happy Rock, ex-Emo, me incomoda.
O problema maior ainda é que eu não tenho argumento algum pra falar do Happy Rock, porque não suportei ainda ouvir uma música inteira de Happy Rock! É simplesmente irritante!
Qual o problema da juventude? Claro que é o amor. Tem uns caras bem antigos que sabiam falar do amor para os adolescentes, nem de forma poética às vezes, mas de alguma forma não irritante! Talvez porquê esses caras antigos tinham um pré-requisito básico para quem quer cantar que é "voz", da qual esbanjava Johnny Cash; tinham criatividade e até bom humor como Buddy Holly e Chuck Berry, ou talvez tivessem nascido pra fazer exatamente isso e mais nada na vida, como fez o Fab Four com perfeição. Mas por que Happy Rock é tão, mas tão irritante?
Ora, Bob Dylan, que ainda faz uns shows loucos por aí, não tinha voz, não era um galã, cantava de forma muitas vezes irritante. Bob Dylan é então Happy Rock? NÃO! Ao contrário, Dylan é genial! Compunha letras geniais, entre as cabeças das melhores letras de música de toda a história! Não tinha um vozeirão mas sabia cantar suas músicas.
OK, Happy Rock não tem letra.
RAMONES também não. Fim de papo.
Não consegui responder, ainda, por quê o Happy Rock é tão insuportável. Já sabemos que não é por causa do amor, nem da voz, nem da aparência física, nem das letras. Já sei! A roupa!
Happy Rock usa roupas coloridas e esquisitas, pinta o cabelo de verde, usá óculos escuro com bordinha laranja. Ridículo. Epa, mas vejamos... há criaturas mais ridículas que o KISS? E aquelas roupa de soldado espacial com prego na ponta, aquela maquiagem lazarenta na cara... mas PORRA, é Rock N' Roll, na veia! Porque Kiss é ridículo e sensacional ao mesmo tempo, e Happy Rock só consegue ser ridículo? Ah! Agora sim! Happy Rock é "gay"! Descoberta a fonte do mal-estar. ... Ou não. Dentre os gays que se revelaram ao mundo estão Fred Mercury, Renato Russo, Cazuza, Chris Cornell do Audioslave, dentre muitos outros expressivos artistas "espada". Sem contar os que não saíram do armário ainda! E o próprio Mick Jagger que, segundo relatos, já dividiu cama com o Mr. Ziggy Stardust Bowie.
Tá difícil achar a fonte do ódio gerado pelo Happy Rock. OK, desisto. Não tenho a resposta. Nem conclusão. Apenas uma coisa eu sei, desde o começo:
"Rock is Dead. Rock, is, dead. Rock, is dead, baby. "
Eu não sei quanto aos happy rock de antigamente, mas os de hoje como restart eu acho ridiculo mesmo porque eles não tem voz e já fazem sucesso. Não só o Happy Rock como o sertanejo, hoje em dia musica, REALMENTE musica com melodia, letra e tudo é dificil de se encontrar. Eu acho que tem bastante preconceito nesse estilo porque eles se consideram rockeiros, coisa que nunca serão.
ResponderExcluirRock is dead, rock is dead.
ResponderExcluir