terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dia Nacional da FELICIDADE INSTANTÂNEA

Hoje, dia 13 de Setembro de 2011, comemorasse o Dia Nacional da Cachaça. A data foi criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) em junho de 2009, para resgatar o dia de 13 de setembro de 1661, quando a Coroa portuguesa autorizou a produção de cachaça no Brasil, após muita pressão dos produtores e consumidores.

Cachaça, pinga, ou cana é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. É obtida com fermentação da garapa de cana-de-açúcar. A cana-de-açúcar, elemento básico para a obtenção, através da fermentação, de vários tipos de álcool, entre eles o etílico.

Algumas referências históricas citam que a produção da cachaça começou no Rio de Janeiro e na Bahia. Por isso, em regiões próximas existem museus para aqueles que querem obter mais conhecimento sobre esse “Liquido dos Deuses”.

O Museu da Cachaça está localizado na serra do Maranguape, a 30 km de Fortaleza. No museu é possível conferir um acervo de mapas, documentos, filmes, máquinas, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo, que contam a saga da família Telles e da mais tradicional bebida brasileira. O local, que recebe cerca de 10 mil visitantes por mês e é conhecido como uma das principais atrações turísticas de Fortaleza, tem 11 salas cenográficas, seis salas com simulações ativadas por sensores, 225 tonéis de madeira, cozinha com utensílios originais, uma reprodução de canavial, uma sala dedicada à linha de produção e o aroma da bebida no ar levam os visitantes a uma viagem ao mundo da cachaça

Para aqueles que, assim como eu, não só apreciam, como são “movidos a cachaça”, este é um dia de muita comemoração. Então, peguem suas garrafas, avisem a patroa que hoje a noite será longa e boa comemoração a todos! Um brinde a bebida mais deliciosa do nosso país!

Salve a Cachaça! - Por Leonard - @LeonardCocain
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...